COMUSA de Santiago do Sul é reestruturada

Na quarta-feira 15/03, no gabinete do prefeito município de Santiago do Sul, foram eleitos os novos integrantes da Comissão Municipal de Saúde Agropecuária (COMUSA).Os membros são: Odair José Prati; Angelo Lunedo; Suzieli Pavão e Cesar Antonio Foppa.

A COMUSA é uma estrutura de apoio comunitário às ações de defesa sanitária agropecuária e visa aproximar as informações entre a estrutura local da CIDASC, o produtor rural e a sociedade.

A reunião que contou com participação do Prefeito Julcimar Lorenzetti, foi coordenada pelos técnicos da CIDASC de São Lourenço do Oeste e Quilombo, responsáveis pelas ações técnicas no município, que durante a explanação abordaram assuntos relacionados ao papel dos integrantes frente a COMUSA e na oportunidade repassaram informações importantes sobre a gripe aviária que com a confirmação de casos da gripe aviária em aves silvestres na Argentina e no Uruguai, o governo brasileiro aumentou o status de vigilância para a doença. Informaram que, no período de migração, que termina apenas em março, de aves silvestres como maçaricos, gaivotas, cisnes, patos, gansos, marrecos e jaçanãs no território brasileiro, aumenta o risco de disseminação da doença as aves domésticas ou comerciais.

Sendo assim, os criadores devem evitar o contato da criação doméstica com animais silvestres e observar alguns detalhes. Entre eles o aparecimento de aves mortas repentinamente, além de aves com andar cambaleante, torcicolo, dificuldade para respirar e diarréia. Em caso de suspeita, o criador deve comunicar o órgão de defesa agropecuária.

Doença – A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente. A influenza aviária de alta patogenicidade é considerada exótica no Brasil, ou seja, nunca foi detectada no território nacional. Essa doença complexa é causada por vírus divididos em múltiplos subtipos (H5N1, H5N3, H5N8, etc.), cujas características genéticas evoluem com grande rapidez. A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela mortalidade elevada de aves, que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.