7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE FOI REALIZADA EM SANTIAGO DO SUL

A Prefeitura Municipal Santiago do Sul por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta terça-feira, dia 14 março, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Garantir Direitos e Refletir – O SUS (Sistema Único de Saúde), A Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O evento ocorreu no Centro dos Idosos e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade, onde foram abordados acerca do direito à saúde e em defesa do SUS.

Participaram da Conferência Municipal da Saúde, o vice-prefeito Jaime Pereira, que no protocolo representou o Prefeito Julcimar Lorenzetti, que por compromissos pré agendados não pode se fazer presente, Secretários Municipais, servidores públicos, Vereadores, alunos da escola, representantes de instituições constituídas do município e comunidade em geral.

Em sua palestra, a assessora Marli Agostini destacou  importância da conferência para discutir temas que visam possibilitar a melhoria das políticas públicas para o setor. Além de realizar um levantamento de propostas que servirão de base para o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.

Durante a reunião, foram debatidos sobre os quatro Eixos Temáticos da Conferência:  I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Para finalizar foram elaboradas propostas para melhorias na saúde e no atendimento da saúde pública e eleitos os delegados responsáveis por levar as propostas e representar Santiago do Sul na Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em maio de 2023.