SANTIAGO DO SUL FICA EM 2º LUGAR NA NOTA DO IDEB ENTRE MUNICÍPIOS DA AMOSC

Apesar da pandemia, o desempenho verificado na rede municipal de ensino de Santiago do Sul foi positivo em 2021, segundo (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação. A média obtida pelo Município foi de 7,4 ficou acima da estadual e nacional.

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

A nota do IDEB do município de Santiago do Sul foi de 7,4, ficando em 2° lugar com a melhor nota dentre os municípios da AMOSC. Agradecemos o esforço de todos os professores envolvidos, pois foi realizado pós pandemia COVID-19.

A secretária de Educação, Clesiana F Comachio, destaca o bom resultado. Ela atribui este cenário aos investimentos realizados nos últimos anos pela Administração Municipal, tanto em estruturas físicas adequadas, quanto em capacitações e padronização dos materiais didáticos e pedagógicos.

Clesiana destaca, ainda, que os resultados refletem um trabalho dinâmico e inovador desempenhado pela equipe da Educação durante a pandemia de covid-19.

“Foi um esforço coletivo, integrado pelos nossos profissionais, estudantes e familiares, que se reinventaram para preservar a qualidade do ensino e aprendizagem neste período difícil para todos”, reconhece a secretária.

O prefeito Julcimar Lorenzetti, parabenizou a todos que fazem a Educação Municipal pelo trabalho realizado com empenho, dedicação e compromisso, com os alunos.

“Mesmo no período da pandemia, os profissionais tiveram todo o apoio necessário para assistir os discentes. Não medimos esforços e investimentos para não deixar nossas crianças sem aulas”, disse.

“Agradeço a cada um dos envolvidos que se empenhou para proporcionar um ensino melhor para a cidade. Apesar dos prejuízos causados pela pandemia, nossa educação vem mostrando avanços”, pontuou.