Mulheres santiaguenses aprendem todo o processo de conservas de frutas, hortaliças e temperos

Uma parceria entre Senar, Sindicato dos Produtores e Prefeitura de Santiago do Sul por intermédio da Secretaria de Agricultura, permitiu a realização de curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos. As 11 mulheres participaram do curso na terça e quarta desta semana na comunidade de Linha Bresolin

A capacitação totalizou 16 horas, e a instrutora do Senar e engenheira de alimentos, Larissa Da Fré orientou quanto a melhor forma e cuidados de confeccionar os produtos. Entre as conservas estava a mista e salgada: pasta de alho, sal temperado e molho de tomate. Além de hortaliças, com as frutas se fez bala de banana, geleia de laranja, doce de maçã, chimia de abóbora e doce de maracujá.

Segundo a profissional, as frutas usadas, por exemplo, tiveram seu total aproveitamento da casca: mamão – geleia; banana – doce; laranja -cricri. “A proposta foi mostrar que as conservas podem ser uma importante fonte de renda para a família”, destacou.

Acompanharam e deram todo o suporte no treinamento a Extensionista da Epagri Jaqueline Cordasso, a Engenheira Agrônoma Regina Bernardi. O Secretário de Agricultura Tarciso Comin esteve presente no encerramento do curso.