Campanha de recolhimento de lixo eletrônico é um sucesso

A Prefeitura de Santiago do Sul, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, desenvolveu a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A mesma foi realizada na quinta-feira dia 01 de dezembro em frente a praça. Diversos tipos de eletrônicos e eletrodomésticos. Entre os materiais recolhidos estão TVs de tubo, micro-ondas, pilhas, e garrafões de vidro.

A preocupação da Prefeitura, com o recolhimento deste tipo de lixo, se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves. “Esta é uma campanha inovadora que demonstra a seriedade com que a Prefeitura vem tratando a questão ambiental no Município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando nas residências, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada, de modo que a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante para evitar a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente”, detalha o Secretário de Saúde Alacir Durante.

Conforme o Agente da Vigilância Sanitária Gerson Rissardo, a campanha superou as expectativas. Destaca que os resíduos eletrônicos coletados foram destinados para o reaproveitamento e reciclagem, junto a uma empresa devidamente licenciada para este fim.  Esta é uma ação que propõe alternativas de tratamento para este tipo de lixo, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social. “Foram arrecadadas uma grande quantidade de eletrônicos, o que demonstra a conscientização da população. O nosso muito obrigado a todos que colaboraram com essa campanha, o meio ambiente agradece”, finaliza Gerson.