Secretaria de Saúde de Santiago do Sul reforça alerta contra a dengue
A Secretaria de Saúde de Santiago do Sul e as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica alertam a população sobre a necessidade de intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Apresar do município não ter nenhum caso ativo da doença atualmente, cidades vizinhas enfrentam surtos e até superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diante disso, a Secretaria reforça a importância da prevenção para impedir que o vírus se espalhe em Santiago do Sul.
A secretária de Saúde, Cátia Rigo, destaca que o momento é de atenção e mobilização. “Nesse momento, nosso foco é impedir que o vírus chegue até nosso município e, para isso, precisamos intensificar as ações de prevenção e cuidado”, afirma.
Entre as medidas que devem ser adotas estão:
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada e limpa;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar corretamente o lixo do quintal;
- Limpar calhas e ralos;
- Cobrir piscinas e cisternas;
- Manter lixeiras bem tampadas;
- Limpar a coletora de água do ar-condicionado;
- Limpar e guardar as vasilhas dos animais de estimação;
- Cobrir bem todos os reservatórios de água;
- Utilizar repelente e instalar telas antimosquitos nas janelas.
Além disso, é essencial estar atento aos sintomas da dengue. São eles: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo e perda de apetite.
A orientação da Secretaria de Saúde é procurar atendimento médico ao apresentar esses sintomas e nunca se automedicar, pois o uso inadequado de medicamentos pode agravar o quadro.
