Santiago do Sul sedia encontro de confraternização para apicultores e meliponicultores

As confraternizações de fim de ano são momentos especiais de alegria e de união, cuja importância está na interação de um grupo, fazendo com que todos estejam presentes e possam se sentir à vontade para comemorar.
Assim, no sábado (25/11), aconteceu a tradicional confraternização de encerramento do ano para associados apicultores e meliponicultores de Quilombo (AAMQ) que abrange os municípios de Santiago do Sul, Jardinópolis, Formosa do Sul, União do Oeste e Quilombo. O evento aconteceu na sede da Aressul e reuniu um bom número de participantes. O evento coordenado pelo Sr Julcimar Toazza, contou com a presença do prefeito Julcimar Lorenzetti, e demais autoridades de Quilombo e Santiago.

A AAMQ surgiu em 1992 tendo como principal objetivo legalizar a atividade. “Na época, comercializar era difícil. Foi feito um trabalho para formalizar, agregar valor financeiro ao produto e salvar as abelhas em virtude do papel que desempenham na autossustentabilidade do planeta.”, explica Toazza. Hoje, fazem parte da associação cerca de 60 produtores.

Toazza destaca, ainda, que a AAMQ foca no atendimento às necessidades do associado com conhecimento, insumo e material de consumo. Os objetivos operacionais incluem manejo apícola de acordo com as alterações climáticas, desenvolver a cultura de alimentar as abelhas da região, pois a maior doença delas é a fome. Outra medida importante é o melhoramento genético das abelhas e o controle da sanidade apícola, além da nucleação com vistas à ampliação e sanidade dos apiários e o aumento da produtividade.

Outros aspectos valorizados pela entidade incluem operacionalizar conhecimento atualizado para agregar valor financeiro ao apicultor, fomentar nos associados a confiança recíproca, a solidariedade operacional no manejo apícola e o trabalho solidário entre os apicultores, pois o sucesso da apicultura sempre dependerá de uma associação forte.
“Nosso objetivo é fortalecer os vínculos com os associados, além de favorecer as trocas de experiência, por isso momentos de confraternização. Momentos como esses são importantes. Aproveitamos para debater a sustentabilidade da atividade, pontua.

Em sua fala, o Prefeito Julcimar, parabenizou a associação por persistir na atividade,destacou a importância da abelha para o ser humano. Ressaltou os investimentos recentes na aquisição de equipamentos para a extração de mel no municipio. “Alem da aquisição de equipamentos o governo municipal mantêm parceria com o Sebrae que acompanha e orienta os produtores”, afirma.