Prefeitura adquire kit para melhoramento da qualidade da água na psicultura

Com o objetivo de aperfeiçoar a assistência às propriedades rurais, a Prefeitura de Santiago do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu com recursos próprios um kit para análise de água doce, destinado a otimizar as atividades da piscicultura em nível municipal. O kit  é muito importante para diagnosticar preventivamente problemas na piscicultura que pode ocasionar a morte parcial ou na totalidade de peixes em um tanque de piscicultura. É um kit portátil e ficará  disponível para todos os piscicultores do município através da Secretaria da Agricultura.

De acordo com a secretária de Agricultura Suzieli Pavão, sem o devido acompanhamento, a própria água do açude pode ocasionar a mortandade de peixes e também resultar em um desenvolvimento não desejado dos alevinos. Com esses novos materiais, técnicos da e da Secretaria e da Epagri poderá fazer análise de água nas propriedades, verificando questões de alcalinidade, turbidez da água, nitratos, oxigênio, entre outros parâmetros, para que o proprietário possa ter mais sucesso na atividade.

O Prefeito Julcimar Lorenzetti, destaca, que a Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com a Epagri estão focados nas ações de fortalecimento do meio rural, buscando contribuir para perpetuidade da atividade agrícola.

Sobre o programa de açudagem que já atendeu cerca de 80 produtores enfatiza que a execução do projeto é facilitado com a reabertura, limpeza ou construção de novas açudes com até 25 horas gratuitas: “Nossa prioridade é dar condições para o homem do campo crescer, porque a agricultura impulsiona a economia”, destaca o prefeito do município.