ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTIAGO DO SUL REALIZAM ATIVIDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Na ultima semana na escola municipal pequeno cidadão realizou-se uma atividade interdisciplinar e com apoio e acompanhamento da nutricionista da escola ressaltando a importância de consumo de alimentos saudáveis. 

Leite, ovos, salame, alface, queijo, laranja, bolacha caseira, pão, abacate, tomate, pipoca, feijão, arroz entre outras variedades de alimentos. Dentro da programação do Programa Saúde na Escola a Nutricionista realizou uma “Feira da comunidade Escolar” para trabalhar sobre alimentação saudável, cultura local e dando importância de como o nosso município é rico na produção.

A Nutricionista Camila Lazarin, ressalta que a atividade reforçou os pontos relevantes para o processo de entendimento e aprendizagem, pois o primeiro fato é que a maioria dos alunos pertencem a famílias cujo as atividades concentram-se no trabalho com o campo. 

 É uma oportunidade também de valorizar e enfatizar a importância da produção desses alimentos aos alunos. O segundo ponto é a colaboração dos pais para que essa atividade tivesse esse resultado maravilhoso, pois uma base alimentar menos processada possível, maior qualidade na nossa saúde obtemos. Quando a Escola, a família e os alunos se unem a Educação se fortalece e os resultados são comprovados. Outro aspecto importantíssimo é utilizar uma metodologia ativa em que o aluno seja envolvido nesse trabalho, enfatiza Camila. 

 Para a secretaria de educação Clesiana Ferrari Comachio, a atividade foi de extrema relevância pois o corpo humano precisa diariamente de vitaminas, nutrientes e minerais para se desenvolver esses compostos são adquiridos por meio da alimentação e saber alimentar-se de forma adequada e saudável é muito importante para ter energia e disposição para estudar, brincar e aprender.

A próxima atividade a ser desenvolvida pelos alunos é realizar uma linha do tempo relatando a alimentação que era consumida pelos seus pais na infância e a alimentação consumidas por eles na atualidade. Esse trabalho é do projeto saúde na escola, desenvolvido em parceria entre as secretarias de saúde e educação.