PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTIAGO DO SUL PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO MINISTRADO POR DOCENTES DO SISTEMA POSITIVO

No dia 28 de março de 2022 os professores da rede municipal de ensino da Escola Municipal Pequeno Cidadão do município de Santiago do Sul participaram de curso de formação continuada, com docentes monitores do sistema positivo de Curitiba-PR. O professor Rafael Pawlina da Positivo Aprende Brasil abordou acerca do ensino da Arte aspectos relacionados as artes visuais, e principalmente, sobre a musicalização, elementos teóricos da música e possibilidades práticas, já a professora Ana Darú de Língua Portuguesa abordou sobre as várias possibilidades de utilização da apostila integrada e na parte da tarde com o professor Anderson Minosso de matemática o conteúdo foi sobre As práticas do ensino dasmatemáticas relacionadas com o cotidiano e também como utilizar o sistema Aprende Brasil Digital .

O curso faz parte da formação oferecida pelo Sistema de Ensino da Positivo Aprende Brasil que foi adquirido pelo município novamente no ano de 2022. O município já fazia uso das apostilas da Positivo do Sistema de Ensino Aprende Brasil desde 2010 até 2018. Esse Sistema de ensino oferece um conjunto completo de soluções didáticas para potencializar a educação nas escolas incluindo formação continuada para os professores.

Além de formação continuada que é muito importante para aprimorar a prática diária do professor O sistema oferece apostilas integradas para os alunos e professores para todos os componentes curriculares, ou seja, todas as áreas do conhecimento sendo dividido por trimestre e o conteúdo das mesmas espiralado que vai dando continuidade nas séries seguintes de acordo com os avanços necessários para cada série contendo também material de apoio. Oferece também o Aprende Brasil Digital que é uma plataforma um ambiente de aprendizagem virtual onde os alunos podem aprender mais e ampliar o conhecimento sobre conteúdos estudados em sala de aula na apostila integrada além de ter acesso a trilhas de aprendizagem vídeos e outros recursos digitais. E o sistema Hábile de avaliação que faz um diagnóstico através de avaliações escritas de como está a aprendizagem de cada aluno e de cada turma e entrega os resultados para que possam ser trabalhados os resultados e melhoria da aprendizagem.

Para a Secretaria Clesiana Ferrari Comachio essas avaliações são de fundamental importância pois esses resultados vem de forma parcial e global onde a secretaria de educação poderá utilizar como um indicador para diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos, bem como identificar as defasagens a serem sanadas pela escola em relação a aprendizagem dos educandos.