Prefeitura de Santiago do Sul incentiva à colheita de silagem com R$ 400 reais por hectare

A Administração de Santiago do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem investindo no programa de incentivo à agricultura com finalidade de subsidiar parte do serviço de máquinas de terceiros para a produção de silagem de milho nas propriedades rurais do município.

De acordo com o secretário de Agricultura Tarciso Comin, o município possui 10 ensiladeiras e 10 carretões agrícolas que estão trabalhando diariamente nas propriedades rurais. Mesmo assim a secretaria não dá conta da demanda haja visto que o efeito da estiagem antecipou a colheita da silagem e as lavouras tiveram que  ser colhidas de forma simultânea. Para agilizar os serviços e garantir o alimento para o rebanho o governo municipal orienta o produtor a acessar o subsidio de  R$ 400 reais por hectare e que se possível contrate maquinas terceirizadas, podendo ser até do vizinho.

O Prefeito Julcimar Lorenzetti destaca que o programa de incentivo à produção de silagem estimula a cadeia leiteira do município, que atualmente conta com uma importante matriz leiteira e de corte. “Nosso governo continua incentivando os agricultores, estamos com as ensiladeiras próprias da Prefeitura e com o serviço terceirizado, prestando esse suporte ao nosso produtor rural. A cadeia leiteira é uma das principais bases da economia do município e esses investimentos devem aumentar, pois a produção de silagem se estende até a chegada do inverno. Mesmo com a situação climática desfavorável, estamos trabalhando forte em prol de toda a população e empenhados em garantir que o agricultor colha o seu produto mesmo que danificado pela falta de chuva, destacando que o transporte de agua nas propriedades também é prioridade no momento.

Além do serviço de silagem, a Secretaria de Agricultura presta auxílio aos produtores com orientações técnicas e distribuição de adubo orgânico e ainda disponibiliza uma retroescavadeira para aberturas de valas para estocagem da silagem.