Família Trevisol se destaca no cultivo de tomates orgânicos

A tragetória de dedicação com a produção de alimentos da família do Sr. Anildo Trevisol e de sua esposa Ivonete, que residem na comunidade de Linha Santa Rosa de Lima no município de Santiago do Sul, inicia no ano de 2020, quando optam por deixar da atividade principal da família que era o cultivo de fumo, e buscam orientação da Epagri para dedicação em uma nova experiência, utilizando 2 estufas da propriedade convertendo para cultivo protegido de tomates.

Em Fevereiro de 2021 depois de muito trabalho com o preparo do solo e correção da fertilidade, baseados na análise de solo do local, as primeiras mudas de tomates de 2 cultivares diferentes foram transplantadas no primeiro abrigo.

Foram 6 safras intercalando os 2 abrigos, com muitos desafios a serem superados de recompor a vida do solo totalmente degradada, buscar soluções para conseguir produzir tomates convivendo com problemas fitossanitários da cultura, testar quais seriam as melhores cultivares para o cultivo, aprender a preparar as mudas e realizar o enxerto das plantas, além de utilizar somente produtos naturais como homeopatia, caldas e biofertilizantes preparados na propriedade.

Para chegar ao que as fotos podem mostrar atualmente, de uma excelente produção, isenta de pragas, cultivada de forma orgânica foi necessário muita persistência, dedicação e ânimo de aprender com os desafios que a cultura exige, a cada safra um aprendizado a mais que contribuiu para a família dispor hoje de frutos saudáveis e limpos de contaminantes direto para os consumidores.

O município, através da EPAGRI e a Secretaria de Agricultura de Santiago do Sul é parceiro destas iniciativas, e buscando divulgar e incentivar a geração de alternativas está organizando a feira de produtos da agricultura familiar, onde o potencial das propriedades disponibilizará uma infinidade de produtos de ótima qualidade para a população.