1º Festival Artístico Cultural Santiago Protege é realizado

Um evento de conscientização alusivo ao Dia Nacional de Combate a Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil (18 de maio) foi realizado nesta sexta-feira (03/06).

O evento ocorreu no ginásio municipal de esportes e foi organizado pelo CRAS; Escola Municipal e Estadual; Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Após a solenidade de abertura que contou com a presença do prefeito Julcimar Lorenzetti, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos. As peças foram apresentadas em forma de vídeo, apresentação musical, coreografia e teatro alusivo ao tema.

A iniciativa busca fortalecer a campanha de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente. O festival busca compreender as tendências, promover debates, trocar experiências, articulações e reflexões a problemática por meio da produção e atividades de cunho artístico – cultural desenvolvidas pelos especialmente alunos

O 1º Festival Artístico Cultural Santiago Protege, teve o objetivo de fomentar o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual da criança e adolescente, visando a integração das politicas que garantam a proteção integral a fim de protegê-los de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão.

A classificação do festival ficou a seguinte:

1° Lugar – 6º ano Escola Estadual São Tiago (peça de teatro) prêmio – R$ 2.000,00

2º Lugar – 3ª série Escola Estadual São Tiago (elaboração de banners) prêmio- R$ 1.500,00

3º Lugar – Escola Municipal Pequeno Cidadão (produçoes e atividades) prêmio R$ 1.000,00

A equipe organizadora avalia o evento de forma positiva no que se refere em mostrar a sociedades diversas formas de entender e compreender o que é abuso e exploração sexual infanto- juvenil. O Assistente Social, Aronildo Pereira Flor, destacou a participação dos alunos que se desafiaram e abraçaram o tema, produziram bons conteúdos e trouxeram informações e debates importantíssimos e o festival buscou revigorar o enfrentamento.