PROJETO PÁSCOA DOS VEGETAIS É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

A Nutricionista das escolas municipais “Pequeno Cidadão e Cantinho da Alegria”desenvolveu o Projeto Páscoa dos vegetais, que teve como objetivo fomentar hábitos de alimentação saudável, com crianças de 4 meses a 11 anos de idade, haja vista que com a proximidade da Pascoa, o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos ricos em açúcares e gorduras, pois neste período do ano, através da mídia que invadem as nossas casas se tornam os hábitos alimentares bastante inadequados durante a data comemorativa de Páscoa.

Conforme a Nutricionista Camila Lazarin, aeducação alimentar e nutricional, visa proporcionar a melhoria do conhecimento, em relação a alimentação saudável para o público infantil em fase escolar por meio da elaboração, aplicação e avaliação de atividades de educação nutricional, visando à promoção da saúde e contribuindo para a formação de bons hábitos alimentares.

As atividades de educação nutricional aconteceram mediante a elaboração de um cronograma de execução realizado pela nutricionista dividido em dois encontros com os alunos do matutino e vespertino da Creche Municipal Cantinho da Alegria e 2 encontros da Escola Municipal Pequeno Cidadão.Será realizado Oficinas práticas (02 matutinas e 02 vespertinas) com duração de aproximadamente 1 hora, dividida entre o encontro e oficina com cada turma. O projeto teve inicio no dia 27/03/23 e se estenderá até 03/04/23.

As Escolas contam com um total de 209 alunos. As atividades realizadas nos encontros e oficinas, respeitam a faixa etária dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Para realização dos encontros e das oficinas foi utilizado cenoura e repolho junto com material impresso para atividade teórica e explicativa sobre as vitaminas e minerais presentes nesses alimentos e demais produtos para confecção do brigadeiro de cenoura na própria unidade escolar, um coelho (animal), papel pardo para confecção do painel, imagens de revistas e embalagens de alimentos. Durante a 1a etapa foi abordado discutido assuntos relacionados à alimentação saudáveis, através da figura coelho e o que o mesmo consome com os seguintes objetivos:

• Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
  • Reconhecer os alimentos cenoura e repolho e porque faz bem à nossa saúde;
  • Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

Na 2a etapa, foi realizado a oficina brigadeiro de cenoura e montagem do alfajor.

Oficina Culinária – brigadeiro de cenoura e degustação. Posterior realização da montagem de um alfajor com bolacha maria, brigadeiro de cenoura e passado no chocolate meio amargo.Como Sugestão para trabalho em sala com os professores: montagem do Painel alimentos saudáveis e os alimentos não saudáveis, criando o amigo barriga saudável e o amigo barriga não saudável, através de embalagens e figuras de alimentos.

Durante as etapas de encontro e oficina as professoras responsáveis, participaram e deram suporte para realização da atividade, acompanhando todo processo.