Santiaguenses realizam doação de sangue para Hemosc

Um grupo de Santiaguenses esteve no Hemosc de Chapecó nesta sexta-feira (01/04) para realizar doação de sangue. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Santiago do Sul, em parceria com o Hemosc, tem por objetivo equilibrar os estoques de sangue nos hemocentros da região, uma vez que os bancos de sangue necessitam se manter abastecidos.

Conforme o Secretário de Saúde Alacir Durante, quatro novas doações estão previstas no decorrer do ano e mais próxima será no dia 12 de maio. Os interessados devem falar com a equipe da saúde ou pelo telefone 3345-0050, que organizarão a viagem até o centro de doação.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, a pandemia é a principal responsável pela queda nas doações de sangue. Diante disso, o Hemosc  reforça a necessidade de doadores para manutenção dos estoques. Antes dos registros de casos de coronavírus, a entidade recebia em média 10 mil doações mensais. Atualmente, o número caiu para cerca de 8,5 mil, o que corresponde a uma diminuição de 15%.