Alunos realizam viagem de estudo em Ametista do Sul/RS

No dia 10 de dezembro os alunos do 4º E 5º anos do Ensino Fundamental, juntamente com os professores, coordenação e direção da Escola Municipal “Pequeno Cidadão” de Santiago do Sul – SC visitaram a cidade de Ametista do Sul/RS. Com o objetivo de conhecer a principal atividade econômica da cidade que é a mineração, com a exploração de ametistas e ágatas. Os alunos vivenciaram a experiência de conhecer novos ambientes de aprendizagem.

Na ocasião tiveram a oportunidade de conhecer as minas e garimpos, o Museu da cidade, a igreja e a pirâmide, neste passeio de estudos foi abordado o tema rochas e como surgiu a exploração do garimpo que é realizado até hoje na cidade, também teve uma pequena amostra de detonação de rochas em busca da pedra Ametista.

A Secretária de Educação Clesiana F. Comachio, destaca que essa viagem de estudos foi muito importante pois os alunos tiveram conhecimento sobre a história da cidade e as características da pedra Ametista, como tamanho, cores, valores e significados. “Por meio das viagens pedagógicas os alunos passam por experiências que enriquecerão o seu currículo escolar e ainda ampliar seu olhar sobre o mundo que o cerca. Fora do ambiente da família ou da escola, o aluno, durante uma viagem de estudos, desenvolve responsabilidade, exercita a socialização, a participação e a liderança, busca soluções para problemas e é estimulado a fazer uma análise crítica daquilo que observa, destacou.