Dive usa drone para localizar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue em prédios públicos de Santiago do Sul

Tecnologia a favor da Saúde! Santiago do Sul recebeu nesta terça-feira 21 a visita de técnicos da DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Regional de Chapecó, para monitorar com drone os locais de difícil acesso nos prédios públicos a fim de identificar água parada nos telhados, nas calhas ou, eventualmente, uma caixa d’água aberta.

A partir das imagens, será feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros.

“O uso do drone não substitui o trabalho dos agentes de endemias mas é um grande reforço tecnológico para acessar locais de difícil acesso. Vale destacar que as agentes municipais, realizam varredura diariamente em terrenos baldios e imoveis do perímetro urbano, visando evitar focos do mosquito transmissor da dengue.

A única forma de reduzir os casos de dengue é evitar a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti. Uma parcela deste trabalho é de responsabilidade do governo municipal, que tem atuado diariamente na eliminação dos focos, larvas e mosquitos. Porém, a prevenção também deve ser feita pela população.

O mosquito costuma depositar os ovos em criadouros com água parada e limpa, como caixas d’água, garrafas e vasos de plantas. “As pessoas devem olhar dentro de suas casas todos os dias, observando ambientes que tenham ou possam acumular água, como baldes, tanques, latas, pneus, para evitar que sejam depósitos de ovos e larvas”.