Processamento da carne suína é tema de capacitação do SENAR/SC em Santiago do Sul
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e Sindicato dos Produtores, 12 agricultores da comunidade de Linha Bresolin, aprenderam como processar a carne suína e transformá-la em produtos defumados, cozidos, reestruturados e crus durante o curso Processamento de Carne Suína.
A qualificação aconteceu dos dias 14 e 15 de março foi ministrada pelo instrutor Lineu Luiz Surdi, que utilizou normas e técnicas recomendadas no manuseio com a carne suína. “O curso possibilitou uma atualização sobre o processamento da carne com foco nas boas práticas de manipulação”, explicou Surdi.
Segundo ele, os produtores aprenderam na prática que é possível fazer produtos de alta qualidade nas propriedades rurais. “A intenção é o que curso desperte o interesse na formação de uma empresa familiar e torne-se fonte de renda para o nosso produtor”, salientou.
No curso os participantes aprenderam as tecnicas de fabriacação de defumados, salame italiano, salame colonial, presunto, linguiça e hamburguer.
Conforme a Secretária de Agricultura de Santiago do Sul, Suzieli Pavão os participantes visualizam a importância do processamento e a transformação de alimentos, bem como a segurança alimentar, os cuidados com o meio ambiente, o processamento correto de embutidos.