18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e desenvolvida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente ainda acontece em todo o Brasil. E para que o país enfrente e supere essa grave situação, é preciso conhecer muito bem o problema.
Em Santiago do Sul, a campanha acontece em várias frentes através da Rede de Atenção Psicossocial, que abrangem as várias instituições que atendem a população (Escolas, UBS, CRAS e Conselho Tutelar). Sexta-feira dia 10 de maio, iniciou-se com atividade de orientação na escola estadual EEB São Tiago aos alunos do 6º ano. Nesta semana ocorrem as ações de orientação e conscientização aos alunos das escolas municipal e estadual em atividades conjuntas entre as instituições.
É papel de toda a sociedade proteger crianças e adolescentes contra qualquer tipo de violência, incluindo a violência sexual. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de violência sexual de crianças e adolescentes, denuncie anonimamente pelo Disque 100, Ligue 180 ou comunicar as instituições da cidade.